Show "Futuro e Memória" reúne 16 músicos do Ceará em turnê por Fortaleza, Nova Olinda, Sou


O show acontece com entrada franca nas em quatro apresentações, reunindo intérpretes consagrados da cena cearense, como Kátia Freitas, Téti, Rodger Rogério, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes, Abdoral Jamacaru. Todos interpretando canções do disco de Rogério Franco e Dalwton Moura, além de clássicos da música cearense.

O show "Futuro e Memória - Grandes Nomes da Música do Ceará", que vem atraindo grande público a apresentações em Fortaleza e na região Norte do Estado, será apresentado em uma temporada, a partir de sábado, 1/12, nas unidades do Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza, Sousa-PB (quinta, 6/12) e no Cariri (Juazeiro do Norte, sexta, dia 7/12). O show também passará pela cidade de Nova Olinda, no Cariri, na quarta, dia 5/12, sendo apresentado no Teatro Violeta Arraes, da Fundação Casa Grande, ONG que se tornou referência internacional na inclusão social e na formação educativa e cultural de crianças, por meio da arte. Todas as apresentações têm entrada franca. Em cada cidade serão realizadas ainda oficinas e rodas de conversa.

O show destaca o repertório do álbum de Rogério Franco e Dalwton Moura, álbum que está sendo lançado nacionalmente e que apresenta intérpretes consagrados da cena cearense, como Kátia Freitas, Téti, Rodger Rogério, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes, além dos próprios compositores. Será um grande reencontro do público de Fortaleza, do Cariri e do sertão paraibano com nomes de cinco gerações da música cearense - dos anos 60 até a atualidade.

No show do dia 7/12, no CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte, os intérpretes fortalezenses terão o prazer de contar com convidados do Cariri: Abdoral Jamacaru (mestre das composições), Ibbertson Nobre (piano) e Saul Brito (bateria). Além disso, em Nova Olinda, onde o show acontece às 19h no Teatro Violeta Arraes, haverá às 15h uma oficina de pintura para crianças e jovens, com Edmar Gonçalves, também reconhecido artista visual.

Em Sousa-PB, onde o show será apresentado às 19h30 no CCBNB, o mesmo local abrigará uma oficina de produção de projetos musicais, ministrada por Dalwton Moura, abordando o projeto "Jazz em Cena", que vem atraindo grande público ao CCBNB Fortaleza e acontece há três anos e meio.

Em Juazeiro do Norte, onde o show começa às 19h no CCBNB Cariri, Kátia Freitas, Téti, Rodger Rogério, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes e Abdoral Jamacaru participam de uma roda de conversa com o público às 17h, também com entrada franca, debatendo o tema "A Música do Ceará Ontem e Hoje", além dos diálogos e desafios entre as cenas de Fortaleza e do Cariri.

Grandes instrumentistas

Junto a esses grandes intérpretes estão instrumentistas como Robson Gomes (piano e acordeom), Luciano Franco (contrabaixo e piano), Anfrísio Rocha (guitarra e violão de 12), Paulinho Santos (bateria), recriando no palco as músicas do disco "Futuro e Memória" e clássicos da canção cearense, como "Comentário a respeito de John", do sobralense Belchior, interpretada por Calé Alencar, na companhia de Edmar Gonçalves, Téti e Gilmar Nunes. Kátia Freitas e Davi Duarte cantam seus hits "Coca-colas e Iguarias" e "O que eu Queria".

Edmar Gonçalves interpreta seu sucesso "Em cima do tempo", gravado por Flávio Venturini. Rodger Rogério encerra o show com "Cavalo-ferro", clássico de Fagner e Ricardo Bezerra, interpretado por Rodger, Téti e Ednardo no famoso disco "Pessoal do Ceará", de 1973. Todos os cantores se somam à festa com o público nessa última canção.

Mais sobre o disco "Futuro e Memória"

O disco "Futuro e Memória", que conta com a primeira faixa de trabalho, "Mais que sonhar", na voz de Kátia Freitas, tocando em diversas rádios de Fortaleza e também na Rádio Ecoa, de Sobral, está disponível na íntegra, para escutar e baixar gratuitamente, no sitewww.futuroememoria.com e em todas as principais plataformas digitais. O álbum reúne também os intérpretes Paula Tesser, Zé Luiz Mazziotti e Paulo César Oliveira, além de instrumentistas e arranjadores como Italo Almeida, Cristiano Pinho, Adelson Viana, Cainã Cavalcante, Nonato Luiz.

Já o disco físico traz como diferenciais 14 cartões e um pôster com fotografias do Edifício São Pedro, o primeiro prédio da orla de Fortaleza, inaugurado em 1951. Os cartões trazem, além das fotografias, as letras das canções. As fotos são de autoria de Luiz Alves. O projeto gráfico é do também músico Caio Castelo.

Clipe da cantora Téti

O disco também vem sendo promovido com um clipe da cantora Kátia Freitas, para a música "Mais que sonhar" (Dalwton Moura) e outro da cantora Téti, para a música "Reinvenção" (Rogério Franco/Dalwton Moura), com imagens que contam a história e registram grandes momentos da carreira da grande dama da canção cearense, desde os discos "Meu corpo, minha embalagem, todo gasto na viagem" (1973, com Ednardo e Rodger Rogério) e "Chão Sagrado" (1975, com Rodger), até os álbuns "Equatorial" (1979, produzido por Fagner no selo Epic), "Téti - Do Pessoal do Ceará" (produzido por Fausto Nilo e Olímpio Rocha em 1998) e "Nós Um" (2006, uma coletânea de faixas de vários momentos da carreira da intérprete).

O disco pode ser ouvido gratuitamente no site www.futuroememoria.com e em todas as plataformas digitais (Spotify, Soundcloud, iTunes, YouTube. Instagram: @musicadoceara. Facebook: Futuro e Memória CD.